segunda-feira, 3 de agosto de 2009

HTML - Tutorial para iniciantes

Quando comecei a mexer com blogs tive certa dificuldade em entender essas coisas de HTML, mas não desisti e procurei mil e um tutoriais e isso me ajudou muito. É sempre bom estarmos atentos aos códigos de HTML, pois são muitos e sempre se aprende coisa nova.

Bom, nosso objetivo neste post é introduzir aos blogueiros que ainda não conhecem a linguagem que pode ajudar a resolver alguns problemas do dia-a-dia.

Existe toda uma história sobre HTML, mas não vou falar disso aqui e caso tenha interesse é só ir ao WIKIPÉDIA.

HTML significa Hypertext Markup Language e é a linguagem de descrição de documentos usada na World Wide Web.
Todo documento HTML apresenta etiquetas. Tudo que estiver entre parênteses angulares - os sinais de menor que e maior que ('<' e '>'), incluindo eles são chamadas ‘tags'.
As tags são partes importantes em documentos HTML, elas são as responsáveis por toda a formatação do texto. Com elas você pode dividir o documento em área de cabeçalho e corpo, colocar títulos, criar tabelas, divisões, formulários e ainda formatar trechos específicos do texto.

Importante: O HTML não é sensível à caixa, ou seja, não é sensível a maiúsculas e minúsculas, mas é interessante escrever as Tags usando apenas letras maiúsculas ou apenas letras minúsculas.

ESTRUTURA BÁSICA DE UM DOCUMENTO HTML


A estrutura de um documento HTML é:




A primeira linha no topo que começa com <!DOCTYPE… serve pra avisar ao navegador que você sabe o que você está fazendo. Você pode até pensar que na verdade você ainda não sabe o que você está fazendo, mas é importante colocar isso aí. Se você não fizer isso, os navegadores vão trabalhar no “modo sujo” e agir de uma maneira muito peculiar. Não se preocupe com isso agora, por enquanto, só lembre-se de colocar essa linha no topo de suas páginas web e pronto.

A primeira tag é <html>. É ela que diz ao navegador que esse ponto marca o início de um documento HTM. Enquanto que a última tag é </html>e diz a ele exatamente o que é esperado, que esse é o fim do documento HTML.

Temos duas seções básicas:
HEAD - Contém parâmetros de configuração do documento.
BODY - Contém o documento em si.

O que define a área do cabeçalho é a tag<head>. A tag que fecha esta seção é a </head>.

A tag que define o título da página, que aparecerá no título da janela do navegador é <title> e seu fechamento é </title>.

As tags responsáveis por guardar os dados referentes ao corpo do documento são <body> e </body>. Esta dupla delimita a área de corpo do documento, área esta que receberá todo o conteúdo da página, seja ele texto ou imagem.

Importante: TODAS as tags HTML devem ser fechadas.

Bom, este foi nosso primeiro tutorial sobre HTML. Espero que tenha gostado. Até a próxima...





LINK PARA ESSA POSTAGEM


1 PITADAS DE SAL:

bloggigabyte.com disse...

é, HTML é fácil, mas qualquer erro é fatal.

Como vc disse, fechar as tags é coisa que acaba c/ um site.

Ainda bem que no Blogger é tudo mais simplificado.
porque as postagens já tem formatação padrão e os widgets tbm. =)

Parabéns pelo blog, tá bem legal. ;-)
Bjs

[]' Fábio Carvalho

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin